Warning: Declaration of JParameter::loadSetupFile($path) should be compatible with JRegistry::loadSetupFile() in /home/colabp2w/public_html/libraries/joomla/html/parameter.php on line 512
Ambientes colaborativos, inteligência coletiva e compartilhamento do conhecimento - Blog Colaborativo

Blog Colaborativo

  • Home
    Home This is where you can find all the blog posts throughout the site.
  • Categories
    Categories Displays a list of categories from this blog.
  • Tags
    Tags Displays a list of tags that has been used in the blog.
  • Login

Ambientes colaborativos, inteligência coletiva e compartilhamento do conhecimento

  • Font size: Larger Smaller
  • Print

knowledge-managementPara vocês entenderem melhor a motivação desse site vou contar um pouco da minha trajetória. Por volta da virada do milênio, tive a oportunidade de trabalhar por quase cinco anos numa divisão da transnacional Xerox chamada Professional Services, voltada a consultoria e serviços com tecnologia de ponta, no escritório de Florianópolis/SC. Apresentei várias palestras nos principais eventos e empresas de Santa Catarina, e um dos temas de maior impacto era Knowledge Management (gerenciamento do conhecimento), algo absolutamente novo à época.

Durante as palestras, divulgava um case que ganhou o principal prêmio mundial de Knowledge Management. Nada mais era do que uma aplicação em que os técnicos de manutenção dos produtos Xerox relatavam a forma que encontraram para solucionar os mais diversos problemas.

A ideia foi reunir em uma base de conhecimento as melhores práticas para que um técnico em Hong Kong, por exemplo, não perdesse tempo buscando uma solução que um outro técnico em Caracas já havia encontrado.

As melhores, mais acessadas e mais comentadas ideias e soluções davam prêmios e reconhecimento aos autores. Os ganhos foram muito expressivos: maior produtividade, redução do tempo de atendimento, menor índice de retorno, redução dos componentes trocados, maior satisfação do cliente e maior satisfação dos técnicos.

Este case, do século passado, até parece um pouco óbvio, mas ainda é bastante desafiador para a grande maioria das empresas saber como motivar indivíduos de um grupo a transferir seus conhecimentos tácitos para um ambiente colaborativo, que sirva como base de conhecimento compartilhado, em que a contribuição de cada um possa criar uma inteligência coletiva maior, muito maior mesmo.

Na década passada, devido à onda de downsizing (redução de tamanho das empresas), a Xerox fez como quase a totalidade dos principais players e praticamente fechou seus escritórios em cidades menores. Fui obrigado a me decidir entre voltar para grandes centros como São Paulo ou permanecer em busca de uma melhor qualidade de vida em Florianópolis.

inteligencia-coletivaEm 2005, estava bem envolvido com os movimentos comunitários do Sul da Ilha, onde moro. Foi atendendo voluntariamente à demanda de desenvolver sites para uma entidade comunitária e para a Rádio Comunitária Campeche - a qual ajudei a construir - que tive meus primeiros contatos com o software livre e os CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo) open source. Percebi nessa época quão revolucionários eles são, em vários sentidos.

Em pouquíssimo tempo, essa ação voluntária se tornou minha principal atividade profissional e me especializei em soluções web, software livre e marketing digital, o que resultou na agência digital portal2web.

Hoje, em poucos dias, é possível implementar uma solução similar (e bem melhor) à da Xerox utilizando apenas os softwares livres disponibilizados neste site. Tenho certeza de que a grande maioria das organizações ainda não tem pleno conhecimento disso. Essas possibilidades é a principal força motivadora desse site.

Que tal utilizarmos esses ambientes colaborativos na inovação da comunicação e no engajamento de pessoas para gerar inteligência coletiva e no compartilhamento de ideias, soluções, experiências, informações e conhecimento?

  • Guest
    Carlos Franco Rodriguez 04 de April de 2013

    Nào sei como vc. está nos meus contatos do Skype, mas estou contente por isto, pois foi por portal2web que cheguei a esta rede (ótima ideia). Vou continuar te "enchendo" pois tenho varias ideias que quero converter em emprendimentos.... bom, ja te falo. Também pedi um orçamento a portal2web. carlos

Leave your comment

Guest 18 de July de 2018